| [ Tutorial ] Criando mapas | |
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Autor | Mensagem |
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Fernandinhobm Parceiro do ₣∂©∂™
Número de Mensagens : 227 Idade : 40 Localização : Pernambuco STEAM : ainda estou sem Data de inscrição : 28/12/2007
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sex 4 Abr - 9:18 | |
| Agora só nos vai interessar a primeira que é o programa de mappear, o segundo e o terceiro são programas para visualizar modelos ( também conhecido como props no hammer) e para fazer expressões faciais e criar animações, respectivamente.
Depois de abrires o hammer, supostamente já estará tudo configurado e não vais ter que fazer nada, por isso esse passo espero que possamos passar a frente.Cria um novo documento ( File > New ou ctrl+n ) Aparece-te algo como o que está na foto ( podes fechar aquela pequena janela que diz messages, não é muito necessária para ti) | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sex 4 Abr - 9:22 | |
| Legenda: A - vista 3d do mapa. É através dessa vista 3d que vais ter uma pequena ideia de como está a ficar o mapa. Poderás andar a viajar no mapa através desta janela B* Top - Vista por cima. através dessa vista vais ter uma espécie de "mapa", uma overview do mapa. C* Front - Vista frontal, através dessa vista vais ver uma mapa de frente. D* Side - Vista lateral. através dessa vista vais ver o mapa de lado. * nestas janelas não podes viajar como na janela 1- POINTER O ponteiro normal. serve para selecionares os brushes e entidades e para os arrastar através das Janelas B, C e D 2 - ZOOM Serve para fazeres/ desfazeres o zoom nas janelas B C e D. Botão direito do rato na janela diminui, botão esquerdo aumenta. 3- CAMERA Serve para navegares pela janela 3d. matem pressionado o botão esquerdo do rato para mexeres a vista. utiliza as teclas aswd para navegares[/size] 4 - ENTITY TOOL (entidades) Uma das mais importantes ferramentas do hammer. Introdução: Um mapa não é feito só de brushes... por exemplo: os sitios onde nascemos. não é uma coisa automática. tu é que decides onde é que cada pessoa nasce. então utilizas uma entidade designada de info_player_terrorist ou info_player_counterterrorist para fazer tal coisa. Para adicionar props, como arvores carros estatuas mobilia também utiliza uma espécie de entidade chamada de prop_static, prop_dynamic. prop_physics; prop_detail entre outros tipos de props. Outra coisa muito importante nas entidades é a entidade da luz. Se um mapa não tiver entidades de luz, ele será um mapa às escuras e não se verá nada. Existem várias entidades de luz, light_environment, light , light_spot, light_dynamic entre outros... a light _environment é a "luz do sol" é a luz que vai iluminar todo o mapa que esteja em contacto com o céu. a entidade light é uma luz de posição. ao seu redor vai ser emitida luz. serve para fazer a luz de lampadas, fogeiras e coisas do género. a light_spot serve para fazer focos de luz e a light_dynamic é para fazer luzes dinâmicas mas isso já é uma opção avançada. Mais à frente verás como utilizar as entidades. 5 - BRUSH TOOL Brush tool, a mais importante e indispensável ferramenta do hammer. sem ela não poderás fazer mapas. Esta ferramenta serve para fazer chão, fazer paredes, fazer o céu, fazer tectos, fazer pontes, fazer portas, janelas, telhados, tudo. Podes através dela criar cubos / paralelepipedos, cilindros, cones, arcos, torus ( donuts ) prismas e esferas. Utilizar brushes é como fazer algum objecto com legos... vais juntado peças até formar o objecto pretendido. a vantagem dos brushes é que tens as "peças de legos" do tamanho que quiseres, tendo assim sempre " peças à medida". 6 - DISPLACEMENT TOOL Um mapa tem texturas, que são as imagens que fazem as paredes, o chão, tectos etc... texturas são as imagens utilizadas como "papel de parede para os brushes" se um brush não tiver texturas é invisivel. Imagina um balão. agora tira-lhe a parte de borracha. o que vês? nada. assim funciona com os brushes. 7 - TEXTURE TOOL É uma ferramenta que serve para aplicar a textura a todo o brush. por exemplo, tem um brush com uma textura de tijolo, e queres meter o brush com uma textura de cimento. selecionas a textura de cimento depois o brush que queres mudar, e carregas nesta tool. Mas isso tu depois vais perceber. 8 - DECALS TOOL É para adicionar pequenas imagens tipo graffitis, manchas de sange, setas, por exemplo, os bombsites. Eles têm no chão aqueles X marcados. por exemplo isso é um decal. 9 - OVERLAY TOOL Funciona da mesma maneira que a ferramenta anterior apenas com algumas diferenças. Nos decals to não podes controlar a textura. Nesta tool tu podes escolher o tamanho da textura em questão. Outra coisa de difrente aqui é que, nos decals a textura é aplicada a todos os brushes que o decal abranger. Na overlay, a textura apenas será aplicada ao brush onde será aplicado.[/size] 10 - CLIPPING TOOL Este é uma ferramenta que serve de bisturi. Imagina um brush como um bloco de margarina. Chagas lá com a faca e dás uma golpada e tiras um bocado da margarina. ficas com 2 bocados de margarina certo? com esta ferramenta também ficas com dois brushes. esta ferramenta é util quando queres fazer lados obliquos num brush. 11 - VERTEX MANIPULATION TOOL Esta é uma ferramenta avançada. Serve para manipulas individualmente cada vertice do brush. Não é aconselhavel utilizares esta tool se nã dominares bem o hammer. A1 - TEXTURE GROUP é através desta janela que selecionas a textura que queres dar ao brush. B1 - ENTITY/BRUSH GROUP é aqui que selecionas o tipo de brush/entidade que queres aplicar no mapa. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 9:35 | |
| agora carrega no ENTER para criares o brush, e "voilá", temos um chão criado. OBS: As vezes nao da pra visualisar a imagem em 3d, mas nao significa que ela nao esta la. Va em uma das outras tres janelas e veja a localizaçao, por exemplo: xyz -200 90 20. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 9:39 | |
| agora vamos criar paredes. da mesma maneira que fizemos o chão, vamos fazer paredes, procurando uma textura de parede que gostes. Para teres uma noção de alturas, estás a ver aqueles quadrados médios marcados por uma risca cinzenta mais clara? isso é a altura de um andar. agora vamos criar as paredes com a altura de 1 andar e largura de 1 quadrado.( dica, utiliza a palavra wall no filter) Depois de fazeres as 4 paredes terás algo assim: | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 9:40 | |
| Estamos quase a fazer a nossa primeiríssima sala. Agora tens duas opções que podes escolher, fazer tecto de qualquer coisa ou fazer céu, que é a mesma coisa que um tecto de qualquer coisa ( e ja te explico porquê): Como isto é um tutorial, e o objectivo é ensinar vou já ensinar a criar céu, visto que o tecto é da mesma maneira que o céo só que com outra textuta. Vai as texturas e escolhe esta textura toolsskybox tem mesmo que ser esta textura. cria agora outro brush por cima das paredes... como se fosse uma tampa. hás de ficar com qualquer coisa assim: | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 9:40 | |
| agora já temos uma sala criada. vamos colocar as entidades necessárias: Luz e Spawns. se a sala que tivesses criado fosse com tecto fechado, terias que utilizar a entidade light, como o tecto é com a textura do céuo, vamos utilizar a entidade light_environement.primeiro passo se leciona a entity tool ( 4 ) e vai a lista em da entity/brush group(B1). Repara que agora não é a mesma coisa que quando tinhas selecionado a brush tool. Agora procuras na lista dos objects a entidade light_environment.Vai à janela do top e clica lá enquanto tens a entity tool selecionada. aparecem umas riscas verdes com um quadrado verde no meio certo? arrasta esse quadrado para um lado qualquer do mapa onde o aches facil de localizar... podes por no meio do mapa, ou num dos cantos. depois vais a vista da front ou da side e ajustas também a altura... podes também por no meio ou nos cantos... isso é a tua escolha.ficas com uma coisa assim:agora é so carregares no enter e está criada a tua primeira entidade. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 9:43 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 9:53 | |
| agora vamos fazer entidades de um tipo diferente. existem dois tipos de entidades, as entidades de ponto, que são uma entidade centrada num ponto ( point entities) ou as entidades de brush, que é um brush que funciona como entidade ( brush entities).Seleciona um dos nodraws que criaste, por exemplo o nodraw do TSpawn e faz "Tie to Entity" - ctrl+tAgora aparece-te uma janela de pop-up das entidades, procura na lista a func_buyzone. Repara que agora a lista das brush entities é diferente da lista das point entities.Como podes ver, tens a opção teams. seleciona a opção terrorist na buyzone dos terroristas e counterterrorist na buyzone dos ct's. Se quiseres que a buyzone sirva para ambas as equipas deixa as teams estarem com o valor 0Agora já temos uma sala com terroristas, contraterroristas, luz e buyzones. Podes fazer save.Parabéns, concluiste a tua 1ª sala no cs.Vamos lá testar a tua sala: carrega no F9vai-te aparecer uma janela como aquela primeira da foto, mas como não está configurada, e aquela maneira nao vale nada muda para a vista expert que te dá muito mais mobilidade. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:15 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:18 | |
| 5- Bombas. Ora, outro tipo de mapas que podes fazer no cs é de bombas. Antes de começares, é importante saber-se que um mapa deve ter sempre dois bombsites disponiveis para evitar mapas onde sempre que se colocasse a bomba toda a gente já soubesse onde era, ou então mapas em que primeiro que se soubesse qual dos muitos bombsites tinha a bomba já era tarde de mais.ATENÇÃO: não podemos ter um mapa com reféns e bombas ao mesmo tempo.Vamos criar um mapa novo com 5 salas. Uma sala para cts, uma para terroristas, uma sala no meio das duas e mais duas, uma de cada lado da sala central como o exemplo:Depois de criares tudo o que é necessário (spawns, buyzones, luz e salas) vamos passar ao que interessa.Em cada bombsite coloca no chão um decal de bombsite, procura nas texturas utilizando no filtro targetVai também espalhando pelo mapa decals a indicar o caminhono filtro usa site e arrow.Agora que tens o mapa já pronto a levar bombas vamos adicionar os locais da bomba.faz um brush nodraw na area que queres que se plante a bomba.transforma-o uma entidade (ctrl+t) e escolhe a opção func_bomb_targetfaz o mesmo para ou outro bombsite... podes adicionar caixas e caixotes ao mapa se quiseres. vai criando brushes em forma de cubo e utilizando neles texturas de caixas. Procura por crate nas texturas.Temos um mapa feito. F9 para converter, e é este o resultado: | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:21 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:25 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas | |
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