| [ Tutorial ] Criando mapas | |
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Autor | Mensagem |
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Fernandinhobm Parceiro do ₣∂©∂™
Número de Mensagens : 227 Idade : 40 Localização : Pernambuco STEAM : ainda estou sem Data de inscrição : 28/12/2007
| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:28 | |
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Fernandinhobm Parceiro do ₣∂©∂™
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:31 | |
| CÉU Já estás farto sempre do mesmo céu, ou apenas não condiz com o teu mapa. Vamos então aprender com se muda o céu.clica em Map > Map Properties...Na opção SkyBox Texture Name tem uma região onde podes escrever o nome do céu. se não souberes os nomes dos ceus, vais a janela das texturas e escreve SkyboxVão-te aparecer inumeras imagens de céu.Agora vais ter que tomar atenção aos nomes: cada sky tem 6 imagens. por exemplosky_day01_01up sky_day01_01dn sky_day01_01lf sky_day01_01rt sky_day01_01ft sky_day01_01bk como podes reparar cada céu tem um nome deste género. para veres o nome do céu basta retirares do fim o up;dn;lf;rt;ft ou bk ficando apenas com o "sky_day01_01" por exemplo... vamos por exemplo usar o ceu do dust, cujo nome é sky_dust_hdrBasta escreveres isso no skyname e estamos prontos a compilar. Uma vez compilado o mapa, vai à console e escreve buildcubemaps para activar a entidade cuvemap. sempre que convertes o mapa é necessário que actives o cubemap. mas uma vez activado o mapa, essa versão nunca mais precisara de voltar a activar os cubemaps. Uma vez feito o buildo cubemaps, faz restart ao jogo para o veres em acção. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:51 | |
| Agora vamos também fazer o espaço para uma porta... façam abram um espaço de 48 x 112 ( 3 x 8 ) numa das paredesvamos agora criar a porta procurem uma textura de porta e criem um bush com 2px de espessura e que sirva perfeitamente no espaço destinado à porta. Agora aí vem o mais complicado. Existem dois tipos de portas... as portas que deslizam e as que rodam.... Para criar as portas que deslizam utilizamos a func_door Para criarmos as portas que rodam utilizamos as func_door_rotating. Vamos para isso parar por aqui o nosso novo mapa, e vamos abrir o crash test ( relembro que devem ter que ler o 1º tutorial para obterem o mapa crashtest, ou fazerem o download aqui ) abrindo o crash test, vamos criar duas paredes e duas portas. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 10:52 | |
| Agora selecionamos uma das portas.
Tornamo-la entidade (ctrl-t) e selecionamos a func_door. Vamos analisar as opções:
Speed. a velocidade que a porta tem quando se move... Star e Stop Sound são os barulhos que a porta faz quando se começa a mexer e quando para, o delay, é o tempo que a porta demora a voltar-se a fechar. o lip é a distancia extra que a porta vai andar. Por exemplo se voces querem que a porta vá completamente para dentro da parede, utilizem um lip negativo, por exemplo -4... se voces querem que parte da porta nao entre para dentro da parede, usem um lip positivo. Blocking Damage é o dano que a porta causa se for bloqueada, healt é a saude que a porta tem, ou seja se for infligido dano acima do valor establecido a porta abre-se, Locked Sound é o barulho que a porta faz se estiver trancada e o unlocked é se estiver destrancada... essas partes lineares vocês com um minimo de inteligencia chegam lá. Move Direction é o que interessa mesmo:
Como podem observar, existe uma bola preta com um risco nessa janela.esse risco parte do centro e acaba na ponta... esse é o sentido que a porta vai tomar. Para sabermos o verdadeiro sentido do movimento da porta olhamos para a vista do top e para a risca. Na imagem a porta ira mover-se para a frente. Mas como prentendemos mover a porta para o lado puxariamos o risco ou para cima ou para baixo na bola preta ou escreviamos 90 ou 270. mas se o que voces querem mesmo é uma porta que suba ou desca, em vez de 0 90 180 270 ou 360 escolheriamos as opções up ou down.
escolham os parametros que quiserem para a porta.
Já temos uma porta criada.
Vamos agora criar a porta mais complicada: A func_door_rotating.
para essa porta teremos que criar um outro brush especial.
Esse brush chama-se origin. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:02 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:05 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:13 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:17 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:18 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:22 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:24 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:26 | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas Sáb 5 Abr - 11:30 | |
| Ufa, enfim esta pronto... Caso vc tenha alguma duvida, nao me pergunte, pois nao fui eu quem fez o tutorial... Ainda estou na fase dos mapas apenas de um quadrado com ceu e somente... Vamos utilizar este topico para tirar duvidas uns dos outros em relaçao ao programa. | |
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| Assunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas | |
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