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 [ Tutorial ] Criando mapas

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Fernandinhobm
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MensagemAssunto: [ Tutorial ] Criando mapas   Sex 4 Abr - 9:14

Para configurar o programa http://www.valve-erc.com/srcsdk/Hammer/html/Manually_Config_Hammer.html
Valve Hammer Editor um tutorial por kalibu

Lição nº : 1

1- Vista Geral e explicação

Benvindo ao meu tutorial para o hammer. Em primeiro lugar vamos começar com a vista geral sobre o programa para teres uma ideia de para que servem as ferramentas no hammer.
Antes de mais vou explicar como são feitos os mapas.
Um mapa não é nada mais nada menos que caixas... muitas caixas de muitos tamanhos juntas umas às outras. por exemplo: uma sala tem 6 caixas. Uma caixa para fazer o chão ( 1 ) outra para fazer o tecto ( 2 ) e mais uma para cada parede ( 3, 4 , 5, 6). Essas caixas no hammer são conhecidos como brushes. Visto que a utilização de caixas nos restringe muito as coisas que podemos fazer, tb existem outras coisas que são conhecidos por props. Os brushes fazem com que o mapa de torne muito lento quando está a converter, e a utilização desses props vem substituir alguns desses brushes o que alivia o mapa tornando-o mais rapido a converter. Neste Tutorial vais aprender a dominar os brushes e a utilizar algumas opções avançadas do hammer, tais como alguns props e outras entidades, que mais tarde explicarei o que é.

1º abres no steam a aplicação chamada de Source SDK. Aparece-te uma janela como a debaixo na foto.

[/size]


Última edição por Fernandinhobm em Sex 4 Abr - 9:48, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sex 4 Abr - 9:18

Agora só nos vai interessar a primeira que é o programa de mappear, o segundo e o terceiro são programas para visualizar modelos ( também conhecido como props no hammer) e para fazer expressões faciais e criar animações, respectivamente.

Depois de abrires o hammer, supostamente já estará tudo configurado e não vais ter que fazer nada, por isso esse passo espero que possamos passar a frente.

Cria um novo documento ( File > New ou ctrl+n )
Aparece-te algo como o que está na foto ( podes fechar aquela pequena janela que diz messages, não é muito necessária para ti)

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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sex 4 Abr - 9:22

Legenda:
A - vista 3d do mapa. É através dessa vista 3d que vais ter uma pequena ideia de como está a ficar o mapa. Poderás andar a viajar no mapa através desta janela
B* Top - Vista por cima. através dessa vista vais ter uma espécie de "mapa", uma overview do mapa.
C* Front - Vista frontal, através dessa vista vais ver uma mapa de frente.
D* Side - Vista lateral. através dessa vista vais ver o mapa de lado.
* nestas janelas não podes viajar como na janela

1- POINTER O ponteiro normal. serve para selecionares os brushes e entidades e para os arrastar através das Janelas B, C e D
2 - ZOOM Serve para fazeres/ desfazeres o zoom nas janelas B C e D. Botão direito do rato na janela diminui, botão esquerdo aumenta.
3- CAMERA Serve para navegares pela janela 3d. matem pressionado o botão esquerdo do rato para mexeres a vista. utiliza as teclas aswd para navegares[/size]
4 - ENTITY TOOL (entidades) Uma das mais importantes ferramentas do hammer.
Introdução:
Um mapa não é feito só de brushes... por exemplo: os sitios onde nascemos. não é uma coisa automática. tu é que decides onde é que cada pessoa nasce. então utilizas uma entidade designada de info_player_terrorist ou info_player_counterterrorist para fazer tal coisa. Para adicionar props, como arvores carros estatuas mobilia também utiliza uma espécie de entidade chamada de prop_static, prop_dynamic. prop_physics; prop_detail entre outros tipos de props. Outra coisa muito importante nas entidades é a entidade da luz. Se um mapa não tiver entidades de luz, ele será um mapa às escuras e não se verá nada. Existem várias entidades de luz, light_environment, light , light_spot, light_dynamic entre outros... a light _environment é a "luz do sol" é a luz que vai iluminar todo o mapa que esteja em contacto com o céu. a entidade light é uma luz de posição. ao seu redor vai ser emitida luz. serve para fazer a luz de lampadas, fogeiras e coisas do género. a light_spot serve para fazer focos de luz e a light_dynamic é para fazer luzes dinâmicas mas isso já é uma opção avançada. Mais à frente verás como utilizar as entidades.
5 - BRUSH TOOL
Brush tool, a mais importante e indispensável ferramenta do hammer. sem ela não poderás fazer mapas.
Esta ferramenta serve para fazer chão, fazer paredes, fazer o céu, fazer tectos, fazer pontes, fazer portas, janelas, telhados, tudo.
Podes através dela criar cubos / paralelepipedos, cilindros, cones, arcos, torus ( donuts ) prismas e esferas.
Utilizar brushes é como fazer algum objecto com legos... vais juntado peças até formar o objecto pretendido. a vantagem dos brushes é que tens as "peças de legos" do tamanho que quiseres, tendo assim sempre " peças à medida".
6 - DISPLACEMENT TOOL
Um mapa tem texturas, que são as imagens que fazem as paredes, o chão, tectos etc... texturas são as imagens utilizadas como "papel de parede para os brushes" se um brush não tiver texturas é invisivel. Imagina um balão. agora tira-lhe a parte de borracha. o que vês? nada. assim funciona com os brushes.
7 - TEXTURE TOOL
É uma ferramenta que serve para aplicar a textura a todo o brush. por exemplo, tem um brush com uma textura de tijolo, e queres meter o brush com uma textura de cimento. selecionas a textura de cimento depois o brush que queres mudar, e carregas nesta tool. Mas isso tu depois vais perceber.
8 - DECALS TOOL
É para adicionar pequenas imagens tipo graffitis, manchas de sange, setas, por exemplo, os bombsites. Eles têm no chão aqueles X marcados. por exemplo isso é um decal.
9 - OVERLAY TOOL
Funciona da mesma maneira que a ferramenta anterior apenas com algumas diferenças. Nos decals to não podes controlar a textura. Nesta tool tu podes escolher o tamanho da textura em questão. Outra coisa de difrente aqui é que, nos decals a textura é aplicada a todos os brushes que o decal abranger. Na overlay, a textura apenas será aplicada ao brush onde será aplicado.[/size]
10 - CLIPPING TOOL
Este é uma ferramenta que serve de bisturi. Imagina um brush como um bloco de margarina. Chagas lá com a faca e dás uma golpada e tiras um bocado da margarina. ficas com 2 bocados de margarina certo? com esta ferramenta também ficas com dois brushes. esta ferramenta é util quando queres fazer lados obliquos num brush.
11 - VERTEX MANIPULATION TOOL
Esta é uma ferramenta avançada. Serve para manipulas individualmente cada vertice do brush. Não é aconselhavel utilizares esta tool se nã dominares bem o hammer.
A1 - TEXTURE GROUP
é através desta janela que selecionas a textura que queres dar ao brush.
B1 - ENTITY/BRUSH GROUP
é aqui que selecionas o tipo de brush/entidade que queres aplicar no mapa.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sex 4 Abr - 9:33

[b]x - GRID
Através deste elemento que vais ajustar o tamanho da grelha das janelas B C e D. Por pré-definição a grelha está a 16, que é o tamanho que eu recomendo para inciares os mapas do cs.

[b]y - TEXTURE LOCK
E uma opção que eu uso. Há duas maneiras da textura estar no mapa. Colada ao mundo ou colada ao brush. Se não tiveres a texture lock ( tl - aquilo que eu tenho activado) activada, se mecheres o brush a textura nao vai sair do mundo e vai ganhar uma posição diferente no mundo. exemplo
sem texture lock activada:



com texture lock activada:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sex 4 Abr - 9:38

z - model options
são opções sobre os modelos nas vistas 2d. O 3º icone dá algum jeito quando queres visualizar o model como se for um brush. exemplo:
sem o show models:

com show models:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sex 4 Abr - 9:40



2- Como fazer uma sala.


Sem mais cerimónias é melhor irmos ao que interessa:
Vamos fazer o chão. Vai ao texture group(a1) e faz browse. aparece-te uma janela cheia de imagens:



Repara que em baixo eu escrevi "floor" na janela que diz Filter. Filter é um filtro que só deixa passar todas as texturas que tenham uma certa palavra no seu nome. neste caso a palavra é "floor".
seleciona agora uma textura qualquer a teu gosto fazendo duplo clique.
Seleciona a ferramenta de brush ( 5 ). Repara ao lado, na entity/brush group(B1), que o tipo de brush é o block.
Agora já temos tudo o que necessitamos para fazer o chão. o que agora vamos fazer vai ser um rectangulo na janela do TOP ( janela B). repara que consoante vais esticando ou encolhendo o chão, na janela C e D também há rectangulos (todos a tracejado) que se mexem sozinhos. depois de achares que a area do rectangulo está bom, vamos ajustar a altura do rectangulo. Supondo que tens a grid a 16, vamos deixar apenas com um quadrado de altura. assim chegas a uma das janelas de baixo, a Front ou a Side e AINDA COM A FERRAMENTA BRUSH SELECIONADA, metes o rato por cima de um dos quadradinhos brancos, clicas e ainda pressionando arrastas os qadradinho branco até ficar um rectangulo só com um quadrado de altura.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:35

agora carrega no ENTER para criares o brush, e "voilá", temos um chão criado.


OBS: As vezes nao da pra visualisar a imagem em 3d, mas nao significa que ela nao esta la. Va em uma das outras tres janelas e veja a localizaçao, por exemplo: xyz -200 90 20.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:39

agora vamos criar paredes. da mesma maneira que fizemos o chão, vamos fazer paredes, procurando uma textura de parede que gostes. Para teres uma noção de alturas, estás a ver aqueles quadrados médios marcados por uma risca cinzenta mais clara? isso é a altura de um andar. agora vamos criar as paredes com a altura de 1 andar e largura de 1 quadrado.( dica, utiliza a palavra wall no filter)
Depois de fazeres as 4 paredes terás algo assim:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:40

Estamos quase a fazer a nossa primeiríssima sala.
Agora tens duas opções que podes escolher, fazer tecto de qualquer coisa ou fazer céu, que é a mesma coisa que um tecto de qualquer coisa ( e ja te explico porquê):
Como isto é um tutorial, e o objectivo é ensinar vou já ensinar a criar céu, visto que o tecto é da mesma maneira que o céo só que com outra textuta. Vai as texturas e escolhe esta textura toolsskybox tem mesmo que ser esta textura. cria agora outro brush por cima das paredes... como se fosse uma tampa. hás de ficar com qualquer coisa assim:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:40

agora já temos uma sala criada. vamos colocar as entidades necessárias: Luz e Spawns. se a sala que tivesses criado fosse com tecto fechado, terias que utilizar a entidade light, como o tecto é com a textura do céuo, vamos utilizar a entidade light_environement.
primeiro passo seleciona a entity tool ( 4 ) e vai a lista em da entity/brush group(B1). Repara que agora não é a mesma coisa que quando tinhas selecionado a brush tool. Agora procuras na lista dos objects a entidade light_environment.

Vai à janela do top e clica lá enquanto tens a entity tool selecionada. aparecem umas riscas verdes com um quadrado verde no meio certo? arrasta esse quadrado para um lado qualquer do mapa onde o aches facil de localizar... podes por no meio do mapa, ou num dos cantos. depois vais a vista da front ou da side e ajustas também a altura... podes também por no meio ou nos cantos... isso é a tua escolha.

ficas com uma coisa assim:

agora é so carregares no enter e está criada a tua primeira entidade.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:43


agora, vamos lá configurar a luz. com o pointer tool ( 1 ) seleciona aquele pequeno quadrado que foi criado no mapa, que representa a entidade, ou então chegas a vista 3d e selecionas tb com o pointer a entidade. Depois de selecionado, carrega alt+enter para abrir as propriedades da entidade.


vamos analisar agora cada coisa a seu tempo.

Pitch Yaw Roll - opção avançada. serve para especificares de forma extremamente precisa a direção da luz. para já não será necessária.

Pitch - inclinação da luz. isto é para onde a luz aponta. se estiver a 0 a luz aponta para frente, e isso simula o por do sol, quando o sol faz 0º de inclinação com o horizonte. o meio dia será quanto o sol estiver a apontar para baixo, por isso faz um angulo de -90º, por isso metem -90 no valor do pitch.

explicação:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:48

brightness é a cor que o brilho da luz tem e o ambience é a luz ambiente... faz o ambiente da mesma cor que o brilho, só que ligeiramente mais escuro que o brilho. os brilhos e ambiente HDR das mesmas cores que o brilho e o ambiente só que mais claros... quase brancos. Isto vai dar um efeito de ofuscamento. para fazeres o efeito contrario como o de entrares numa sala em que ela esteja muito escura e só depois e que ganhe mais luz fazes o contrario, luz e ambiente mais claros que os seus correspondentes HDR.
O que é o HDR?
HDR( high dynamic range ) é um efeito de luminosidade do mapa que o torna mais realista. pode ser notado quando estamos por exemplo numa sala escura e saimos à rua e por momentos estamos ofuscados.

depois de teres a luz configurada a teu gosto, vamos passar ao proximo passo.
Antes de tudo, faz alt+p . isto serve para verificar se o mapa tem erros.
Muito possivelmente vai-te aparecer um erro que diz "There is no player start" isso pode ser mais que fixado utilizando a entidade "info_player_start". metes uma entidade dessas onde quiseres e o problema fica resolvido.
ATENÇÃO - só é necessario estar uma entidade light_environment no mapa. mais que uma poderá causar conflicto.
SPAWNS
os spawns são os locais onde nascem os players ( são as bases dos terroristas e as bases dos contraterroristas )
para isso vais as entidades, e procuras por info_player_counterterrorist.
outra maneira de colocar entidades num mapa, é metendo-as logo no sitio utilizado a janela 3d. esta opção é melhor para meter entidades que tenham que estar em contaco com brushes, como por exemplo props
depois de teres escolhido a entidade info_player_counterterrorist, clica com a entity tool no chão da janela 3d. aparece-te um model de um ct. coloca mais uns poucos.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:50

uma coisa que nao deves fazer é colocar os info_players colados ao chão porque quando fores jogar corres o risco de eles nascerem com as pernas enterradas e nao poderem sair dali, por isso seleciona-os todos com a pointer tool. Mantem pressionado o ctrl e vai clicando na janela 3d em todos os cts. depois de tarem todos selecionados vai à janela front ou side e puxa-os todos um quadradinho para cima.

faz agora o mesmo para os terroristas, mas desta vez utilizando a entidade info_player_terrorist.
Por esta altura já podes gravar o mapa. File > Save
neste momento temos uma sala, com terroristas e contraterroristas. mas nao temos objectivo nenhum certo. nem buyzones.
Buyzones
A buyzone geralmente coincide com os spawns, e é o sitio onde nos compramos as armas e os items.
Vamos agora fazer uma coisa nova:
seleciona a brush tool, e vai as texturas e procura o seguinte: nodraw
é uma textura amarela que diz nodraw, essa é uma textura especial tal como a toolsskybox, é uma textura que diz ao hammer para nao a desenhar, ou seja, é uma textura que no cs vai ser invisivel. é util para fazer paredes invisiveis.
agora fazes um reactangulo nos spawns com essa textura. não tenhas medo de enterrar os players que essa textura nao faz isso.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:53

agora vamos fazer entidades de um tipo diferente. existem dois tipos de entidades, as entidades de ponto, que são uma entidade centrada num ponto ( point entities) ou as entidades de brush, que é um brush que funciona como entidade ( brush entities).Seleciona um dos nodraws que criaste, por exemplo o nodraw do TSpawn e faz "Tie to Entity" - ctrl+t
Agora aparece-te uma janela de pop-up das entidades, procura na lista a func_buyzone. Repara que agora a lista das brush entities é diferente da lista das point entities.
Como podes ver, tens a opção teams. seleciona a opção terrorist na buyzone dos terroristas e counterterrorist na buyzone dos ct's. Se quiseres que a buyzone sirva para ambas as equipas deixa as teams estarem com o valor 0

Agora já temos uma sala com terroristas, contraterroristas, luz e buyzones. Podes fazer save.
Parabéns, concluiste a tua 1ª sala no cs.
Vamos lá testar a tua sala: carrega no F9
vai-te aparecer uma janela como aquela primeira da foto, mas como não está configurada, e aquela maneira nao vale nada muda para a vista expert que te dá muito mais mobilidade.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:56

Agora repara que na vista expert tens várias opções de compilação, Normal, Fast, Full HDR, Full HDR (final) etc etc... como estamos só a testar o mapa, vamos converter o mapa em fast. Faz go e fica quieto a olhar. mais tarde ou mais cedo o mapa está compilado.
e no fim temos isto:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:58

3- Segunda sala.


ok, agora o que vamos fazer vai ser uma segunda sala. assim vamos ter um mapa do genero do 2rooms.
uma sala para os cts e outra para os terroristas.
Podes fazer outra sala ao lado desta, mas a maneira mais facil de a fazeres, é selecionares a sala fazer copy/ paste ao lado.

Temos então uma sala para cada team. mas falta fazer a ligação.
então o que vamos fazer?
cria 4 brushes, 2 para as paredes, um para o chão e um para o céu e faz um corredor que ligue as duas salas:


Última edição por Fernandinhobm em Sab 5 Abr - 10:37, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 9:59

Agora vamos utilizar a clipping tool ( 10 )para dar umas golpadas nas paredes das salas.
1º seleciona a parede de uma das salas que faz contacto com o corredor.

Agora, na vista de topo, arrasta a clipping tool de um lado da parede até ao outro de forma a formar uma linha
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:01

deves ter reparado que possivelmente na tua top view parte do rectangulo ficou branco e a outra parte ficou vermelha. isso é sinal que a parte vermelha vai desaparecer se tu cortares o brush daquela maneira. para evitar isso, carrega com o rato no icone da clipping tool. ve o resultado. se agora essa parte ficou branca, mas a outra vermelha, clica outra vez no icone. agora possivelmente ambas as partes ficaram a branco tal como na figura acima certo? carrega no Enter para cortar o brush
agora seleciona a parte do brush que ficou ainda a tapar o caminho do corredor, e através da top view ajusta o seu tamanho clicando num dos quadrados brancos.
[/size]
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:03

Faz agora o mesmo para a outra parede e já temos duas salas ligadas por um corredor.
vamos converter e ver no que dá:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:04

4- Reféns.

Muito bem, vamos lá criar um mapa com reféns.
1º criemos uma pequena sala atrás da sala dos cts. essa vai ser a sala onde vamos colocar os 4 reféns
[/size]
agora, da mesma maneira que adicionamos os players vamos adicionar hostages. a entidade chama-se hostage_entity
mais uma vez não se esqueçam de por as entidades afastadas do chão.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:07

agora vamos fazer a zona de salvamento.
de volta ao ct spawn...
1º vamos assinalar o local onde queremos salvar os reféns. vamos por um decal de hostage rescue zone.
Selecionamos a Decals Tool ( 8 ) e vamos as texturas. No filtro escrevemos decals
aparecem várias imagens.... procuremos então a imagem dos hostages. lá está ela. Se quiserem poupar tempo procurem só isto decals/hrpoint
agora que selecionaram a textura dos hostages, vamos lá aplicar um decal. tal como adicionaram os players e os hostages, vamos na janela 3d aplicar a textura no chão. ficam com algo deste tipo:

se quiserem aplicar graffitis na parede isso já por vossa conta... podem adicionar o que quiserem com os decals...
vamos agora adicionar a zona de salvamento propriamente dita.
vamos criar um brush com a textura nodraw na area pretendida.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:15

agora vamos torna-lo entidade (ctrl+t) e dar-lhe a funcao de rescuezone - func_hostage_rescue
agora já temos quase tudo pronto. vamos agora apenas criar umas outras coisinhas necessárias.
Os hostages são burros que nem uma porta, e é necessario que alguem lhes diga por onde podem andar. por isso vamos por umas point entities na sala dos cts, na sala dos terroristas e na sala dos hostages. essa entidade chama-se info_node . coloquem uns poucos em cada sala através da janela 3d.
ATENÇÃO- PARA OS NODES LINK ESTAREM A FUNCIONAR CORRECTAMENTE, CADA NODE TERÁ QUE "VER" O PROXIMO NODE... por isso verifiquem sempre se todos os nodes links estão bem colocados no mapa.


Parabéns, o teu mapa de reféns foi concluido. Vamos lá testar isto.



Deves ter reparado que os teus reféns não se mexeram do sitio. Isso acontece porque o mapa ainda não tem os caminhos para os refens configurado. Vai à console e escreve isto nav_generate (tens de ter a opçao sv_cheats com o valor 1 )
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:18

5- Bombas.

Ora, outro tipo de mapas que podes fazer no cs é de bombas. Antes de começares, é importante saber-se que um mapa deve ter sempre dois bombsites disponiveis para evitar mapas onde sempre que se colocasse a bomba toda a gente já soubesse onde era, ou então mapas em que primeiro que se soubesse qual dos muitos bombsites tinha a bomba já era tarde de mais.
ATENÇÃO: não podemos ter um mapa com reféns e bombas ao mesmo tempo.
Vamos criar um mapa novo com 5 salas. Uma sala para cts, uma para terroristas, uma sala no meio das duas e mais duas, uma de cada lado da sala central como o exemplo:

Depois de criares tudo o que é necessário (spawns, buyzones, luz e salas) vamos passar ao que interessa.
Em cada bombsite coloca no chão um decal de bombsite, procura nas texturas utilizando no filtro target
Vai também espalhando pelo mapa decals a indicar o caminhono filtro usa site e arrow.
Agora que tens o mapa já pronto a levar bombas vamos adicionar os locais da bomba.
faz um brush nodraw na area que queres que se plante a bomba.

transforma-o uma entidade (ctrl+t) e escolhe a opção func_bomb_target
faz o mesmo para ou outro bombsite... podes adicionar caixas e caixotes ao mapa se quiseres. vai criando brushes em forma de cubo e utilizando neles texturas de caixas. Procura por crate nas texturas.
Temos um mapa feito. F9 para converter, e é este o resultado:
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:21



5- Água, texturas etc.

Muito bem, neste capitulo iremos aprender várias coisas.
Junto com este tutorial está um ficheiro chamado crashtest.vmf é uma sala que eu fiz propositadamente para andarmos a testar coisas. Se quiserem podem fazer vocês a vossa crash test room, mas eu já vos poupei trabalho ao fazer uma.
AGUA
para criar agua, vamos criar um tanque no meio do mapa.

depois de criado o tanque, vamos fazer um brush no draw lá dentro. esse brush vai ser o volume de àgua.


É nesta parte que eu vos vou ensinar a manipular texturas.
Esquecendo agora a àgua da piscina, vamos criar um cubo no mapa com uma textura qualquer.
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MensagemAssunto: Re: [ Tutorial ] Criando mapas   Sab 5 Abr - 10:25

Como podem reparar na textura e até dos vossos mapas, a textura não é do mesmo tamanho que o cubo, e por isso a textura fica mal colocada certo?
Vou então ensinar-vos como trabalhar com a displacement tool de forma a ajustar as texturas ao brush.
1º passo, selecionem o brush em questão.
Agora abram a displacement tool ( 6 )
Uma coisa deste género vos vai aparecer

Agora reparem naquela parte que diz Texture Scale e Texture Shift. Servem respectivamente para ajustar o tamanho e a posição da textura.
Reparemos agora na parte que diz Justify. Isso é o alinhamento da textura. temos várias opções:
L - left - alinhar à esquerda
R - right - alinhar à direita
T - top - alinhar a cima
B - bottom - alinhar a baixo
C - center - alinhar ao centro
FIT - esticar a textura de forma a servir a toda a face

e é essa opção que iremos utilizar para ajustar a textura da caixa. Vejam agora o resultado:

a caixa ficou com a textura bem colocada em cada uma das faces do brush.
Outra coisa básica que se pode fazer com a displacement tool é fazer com que o mesmo brush tenha várias texturas nas diferentes faces. vamos criar outro cubo

temos então um brush com uma textura nas suas 6 faces. ora vamos mudar a textura da face de cima para outra textura qualquer.
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